Programa Pré e Pós-Aposentadoria

O programa de preparação para o pré e pós-aposentadoria visa acolher a população de servidores públicos municipais estatutários com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos, suavizando o impacto que essa nova fase da vida pode causar nessas pessoas. Através de reflexões sobre diversos temas, o programa também propicia um repensar dos vínculos e a ressignificação de suas vidas.

O programa é composto por diferentes frentes de atuação, cada uma abordando um aspecto específico do processo de aposentadoria, favorecendo o desenvolvimento de uma postura positiva e de valorização do momento da aposentadoria.

A Política Nacional do Idoso, através da lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, no art. 10, IV, alínea “c”, propõe a criação e a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores públicos com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento a ser realizados.

Atualmente, vários institutos já adotaram programas de pré aposentadoria e o IPI entende que a aposentadoria representa uma das mais difíceis mudanças na existência humana, sendo mais do que um simples término de carreira, pois de um lado implica no rompimento dos vínculos sociais, das rotinas diárias e dos hábitos, impondo uma mudança que gera sentimentos ambíguos e antagônicos, onde ao lado da ideia de liberdade, surge o medo do desconhecido, do novo, de não saber o que fazer e como ocupar seu tempo, e de outro lado, implica no planejamento financeiro, em saber como iniciar o processo de aposentadoria, os passos, procedimento, cálculos e o vínculo após a concessão do benefício.

Ao analisar os impactos da transição de uma vida de trabalho regular para a inatividade encontra-se a importância de se preparar para o processo de aposentadoria e os novos hábitos de vida, para que se encare esse período como uma rica e promissora travessia de uma etapa para outra da vida, e não como o fim do caminho. Por isto, um tempo de reflexão e de preparação é necessário para que se perceba que esta nova fase implica não apenas em uma reorganização de vida, mas também, em uma profunda reconstrução na forma de pensar, de se posicionar e de vislumbrar o futuro.

O programa de pré e pós-aposentadoria tem por objetivo preparar e orientar os servidores público municipais de vínculo estatutário sobre o processo de aposentadoria, visando minimizar os impactos oriundos da ruptura entre a atividade e a inatividade do servidor.

Através do programa de pré e pós-aposentadoria, o Instituto de Previdência de Itajaí - IPI, visa auxiliar os servidores públicos municipais em seu processo de decisão, organização e planejamento para aposentadoria, apresentando informações necessárias quanto o processo de benefício previdenciário, assim como orientando sobre como ter uma boa aposentadoria e desfruta-la, ocupando o tempo com atividades prazerosas e salutares, com a participação da Associação dos Servidores Públicos Aposentados de Itajaí – ASPAMI, para que possam encarar a nova realidade e o mundo fora do trabalho formal, com motivação necessária para prosseguir em outras atividades e ocupações prazerosas.

Carregando